quinta-feira, 31 de agosto de 2017

UM PROBLEMA. E COMO UMA BOA IDÉIA PODE PIORAR ELE!

UM PROBLEMA. E COMO UMA BOA IDÉIA PODE PIORAR ELE!

Todos nós já passamos por situações delicadas e em muitos momentos desesperantes. Momentos em que paralisamos e nos bloqueamos frente à situações e momentos nas dimensões profissional e/ou pessoal. E em momentos desses buscar inicialmente uma boa ideia pode ser a pior solução! Pensou que estou maluco ou algo nessa linha? Será?

Em situações delicadas precisamos de um tempo para pensar. Absorver o baque. Digerir um pouco a situação. Após o baque e ao percebermos que ainda estamos respirando e pensando, temos que partir para buscar uma solução para aquele problema. A paralisia e a demora em resolver só vai aumentar a angústia e alimentar alguma doença que já a criamos com carinho (ex: gastrite, encefalite, ....ite....). Mas, um dos grandes desafios é buscar a solução e pensar em uma boa ideia, mas não no primeiro momento.

Como assim Marcio, como não pensar em uma boa ideia para a solução desse problema? Sim, um dos grandes momentos de oportunidades que temos em amadurecermos, sermos criativos, profissionais e pessoas melhores ocorrem justamente nas situações problema. Porém, a espera de uma boa ideia paralisa! Sim, paralisa.

E aqui,  focando na dimensão profissional, como Gestor de uma equipe, a pior fala que você pode ter frente aos seus liderados quando se tem uma situação problema é: “Quem me dá uma boa, uma excelente ideia /sugestão para resolver esse problema? “. E com essa pergunta, você acaba com quase 90% das possibilidades e alternativas de solução. Porque?

 Nossa mente tem que estar aberta a qualquer tipo de solução, sem nenhum pudor, sem censura, sem restrição, sem limitações, sem achar que é impossível ou ridícula demais. Você tem que deixar a sua equipe colocar para fora tudo o que ela ache que pode ser uma possibilidade. Se vamos dar risadas? Podemos. Se vamos nos chocar? Pode ser. Mas, em hipótese alguma bloqueie a criatividade de alguém esperando que o que ele for falar tem que ser uma boa ideia sempre e logo de primeira.

“A MELHOR MANEIRA DE SE TER UMA BOA IDEIA É TER UM MONTE DE IDEIAS”. – Linus Pauling

O processo de brainstorming tem que ser seguido nessa linha. As ideias tem que vir e serem permitidas pipocando na sua cabeça, de forma aleatoria.  Podem ser pequenas, grandes, boas, não tão boas, ruins, ridículas. Nosso cérebro nesse processo, quer chegar a uma solução, mas nem sempre o caminho será linear e direto. Por isso se permita e acima de tudo permita à sua equipe este processo. Mas, o mais importante: registre! Sim, não deixe solto sem escrever ou até mesmo gravar esse momento.

“NADA É MAIS PERIGOSO DO QUE UMA IDEIA QUANDO ELA É A ÚNICA QUE SE TEM”. – Émile Charter.

Por isso, busque alternativas e deixe o processo correr solto, mas registrando, pois com toda a certeza as ideias, por piores que sejam, irão caminhar para uma boa ideia e com certeza uma solução. Mas, a solução nunca será iniciada com uma boa ideia. Cuidado!


E na hora do café hoje, a cafeteira quebrou ? Quais soluções você teria para isso? Um grande abraço, sempre em frente e nunca desista dos seus sonhos!

* artigo publicado originalmente pelo site Feminino e Além http://femininoealem.com.br/27254/um-problema-e-como-uma-boa-ideia-pode-piorar-ele/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Você e seus comentários são muito importantes para meu desenvolvimento, bem como para ter um feedback real e sincero das minhas percepções.